Dicas para não cometer Suicídio

1
Procure ajuda profissional imediatamente. Busque a ajuda imediata de um profissional de saúde mental se estiver contemplando a ideia de suicídio. Existem opções disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Mesmo que seus instintos estejam dizendo que é melhor não chamar atenção para si mesmo, os impulsos suicidas são muito graves e ninguém nunca deve ter medo de pedir ajuda. Além disso, a ligação é anônima.
2
Ligue ou vá ao hospital. Caso já esteja recebendo ajuda por telefone mas ainda sinta vontade de se matar, informe a pessoa do outro lado da linha que você precisa ir ao hospital. Se não estiver usando a linha de apoio, ligue para os serviços de emergência ou para uma pessoa de confiança e diga que deseja cometer suicídio. Peça que ela o ajude a ir ao hospital, ou vá por conta própria. Ainda melhor, pegue um táxi ou uma carona. Dirigir com segurança nessas condições pode ser bastante difícil.
3
Converse imediatamente com uma pessoa de confiança. Embora o passo anterior seja o ideal para qualquer tipo de situação envolvendo pensamentos suicidas, nem sempre ele parece adequado para todo mundo. Nesse caso, converse com uma pessoa em quem confie e diga que vem tendo pensamentos suicidas ultimamente. Caso esteja sozinho, telefone para um amigo, familiar, vizinho ou médico, converse com alguém online ou faça o que estiver ao seu alcance para ter alguma companhia neste momento. Telefone para um ente querido e peça que alguém passe um tempo na sua casa para não deixá-lo sozinho.
4
Espere pela ajuda. Caso precise esperar até que alguém venha ficar com você ou levá-lo ao hospital, sente-se e respire lentamente. Cronometre sua respiração para controlá-la, inspirando por volta de vinte vezes por minuto. Faça qualquer outra para se distrair quando souber que a ajuda está a caminho.
Não faça uso de drogas ou álcool neste momento, tais substâncias afetam sua capacidade de julgamento e também poderão fazer você se sentir pior.

Caso sinta que precisa infligir um pouco de dor em si mesmo, segure um cubo de gelo na mão durante um minuto, sem soltá-lo (essa técnica é usada em cursos pré-natais para ajudar as mulheres a suportarem a dor do trabalho de parto). Dessa forma, você poderá sentir dor sem precisar se machucar de verdade.
Ouça o álbum da sua banda favorita ou assista a um programa de televisão engraçado. Mesmo que não o ajudem a se sentir melhor, essas atividades poderão distrair a mente dos pensamentos suicidas enquanto a ajuda está a caminho.

Parte2

Evitando outra crise

1
Busque a ajuda de um profissional de saúde mental. Pessoas que cometem tentativas de suicídio são mais propensas a sofrerem com doenças mentais graves, como a depressão, e podem conseguir a ajuda adequada. Estas medidas poderão ajudá-lo a entender a raiz da tendência suicida. Caso os sentimentos suicidas tenham sido causados por uma situação específica, como a dor do abandono, a perda de um emprego ou o surgimento de uma deficiência física, lembre-se de que a depressão situacional também pode ser tratada.
Tome quaisquer medicamentos prescritos de acordo com as recomendações médicas e nunca interrompa o uso de um medicamento antes de consultar seu médico.
Frequente todas as sessões de terapia. Se necessário, peça que uma pessoa de confiança o leve ao consultório todas as semanas para que você tenha menos oportunidades de faltar.
2
Converse com um líder espiritual. Caso seja religioso (e até mesmo caso não seja) e tenha contato com um líder espiritual, tente conversar com ele. As pessoas com essa vocação são treinadas para ajudar indivíduos em crise, incluindo aqueles em desespero e com tendências suicidas. Ele poderá ajudá-lo a aliviar sua dor, oferecendo uma nova perspectiva sobre a situação e proporcionando algumas coisas sobre a qual você poderá pensar.
Muitos hospitais possuem capelães, indivíduos de grande fé e muita experiência no trabalho com pessoas de diversas crenças e, às vezes, com crença nenhuma. Procurar esse serviço gratuito poderá valer a pena.
Talvez a ajuda de um líder espiritual só dê resultados se você já estiver envolvido em uma determinada comunidade espiritual ou religiosa, no entanto.
3
Encontre um grupo de apoio. Existem muitos grupos de apoio on-line e presenciais onde você poderá encontrar conforto conversando com outras pessoas que também apresentem tendências suicidas ou tenham tentado cometer suicídio no passado. Dessa forma, você poderá criar um círculo social formado por indivíduos compreensivos que vão ajudá-lo a atravessar as fases difíceis da vida.
No Brasil, entre em contato com o CVV para encontrar grupos de apoio online ou presenciais. Você poderá até mesmo procurar grupos centrados em um público específico, como adolescentes.
Em Portugal, consulte o site da SOS VOZ AMIGA ou da Sociedade Portuguesa de Suicidologia. Em outros países, pesquise sites locais para encontrar as opções disponíveis.
Caso não encontre um grupo de apoio para pessoas depressivas ou suicidas na sua região, converse com um terapeuta ou hospital local e pergunte se eles conhecem ou promovem algum grupo que possa ajudá-lo, ou se há alguma outra forma de encontrar um grupo de apoio. Outra opção é encontrar um site que ofereça terapia por videochamadas.
4
Livre-se de quaisquer objetos que possam facilitar o suicídio. Caso tenha apresentado pensamentos suicidas recentemente, elimine qualquer objeto que poderia ajudá-lo a colocar um fim em sua vida, incluindo bebidas alcoólicas, drogas, objetos cortantes, cordas ou qualquer outra coisa que tenha passado por sua mente. Se tiver uma arma, deixe-a imediatamente com outra pessoa. Embora possa parecer uma atitude extrema, você terá muito menos chances de colocar tais pensamentos em prática se remover todos os objetos que poderiam facilitar uma tentativa suicídio.
5
Não fique sozinho. Caso tenha pensamentos suicidas, peça que seus amigos e familiares fiquem sempre por perto. Se não tiver ninguém para cuidar de você, interne-se em um hospital para ter certeza de que não ficará sozinho. Ou, se participar de um grupo de apoio, conte com a ajuda adicional de pessoas que compreendem de verdade a situação que você vem enfrentando.
6
Elabore um plano de segurança. Criar um plano que nos proteja do perigo é muito importante quando estamos propensos a ter ideias suicidas. Desenvolva o plano por conta própria ou conte com a ajuda de um amigo ou familiar. A lista poderá incluir os seguintes itens: remover objetos que facilitem o suicídio, procurar imediatamente a companhia de um ente querido (ou ficar perto de outras pessoas de qualquer outra forma possível), telefonar para alguém ou esperar 48 horas antes de tomar uma decisão. O simples ato de se permitir algum tempo para refletir sobre as circunstâncias poderá ser de grande ajuda.

Fonte : https://pt.wikihow.com/Evitar-Cometer-Suic%C3%ADdio


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Chavoso

Significado de Swag